terça-feira, 20 de julho de 2010

A falibilidade dos projetos humanos

      Muitas  vezes, em   meio   a  correria  e   tantas  distrações  do  dia  a  dia, não  damos    a  devida  prioridade à necessidade de parar e  orar quanto à administração do  nosso tempo e de nossos projetos. Parece que se torna habitual  planejar a semana, o mês, ou  mesmo os afazeres do nosso dia, sem pensar em quão frágeis e falhos podem ser nossos melhores planos. O Senhor, porém, em Sua infinita  sabedoria e onisciência nos adverte de maneira clara sobre esta questão:   
      " Ouçam, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros.". Tiago 4:13  
      A Palavra nos convida a ouvir, e  neste contexto, ouvir o que costumamos dizer e o que isto nos revela:
       "...Hoje ou amanhã..." -  fala sobre o  momento, ou seja, determinamos quando
       "...iremos para a cidade tal..." - fala sobre para onde iremos, ou seja, determinamos o lugar.
       "...lá passaremos um ano..."- fala sobre um período pré-estabelecido, ou seja, determinamos o tempo.
       "...negociaremos..."- fala sobre o que faremos, ou seja, determinamos nossa ocupação.
       "...e teremos lucros." - fala sobre o resultado do que planejamos, ou seja, determinamos o fim.
     Palavras assim, revelam que como humanos esquecemos da nossa finitude e acabamos nos colocando   no controle de tudo. De fato, podemos até planejar o hoje, o amanhã, os próximos anos. Podemos decidir quando iremos, para onde iremos, quanto tempo ficaremos e até acreditar no resultado certo das nossas escolhas, no entanto, o Senhor nos revela a verdade sobre isto:      
     "Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa." Tiago 4:14
      A Palavra nos lembra que não sabemos e não temos controle sobre o que nos sucederá amanhã e também nos confronta sobre a consistência da  própria vida. O Senhor compara nossa vida aqui com a neblina, que aparece por um instante e logo se dissipa, afinal,o que é a nossa vida perto da eternidade?    
    "Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo." Tiago 4:15
     Depois de nos convidar a ouvir e a ponderar o que costumamos dizer, no versículo acima o Pai nos ensina o que de fato deveria sair de nossos lábios. "Se o Senhor quiser" expressa submissão,  dependência diária de Deus  até para continuarmos vivos, e esta é a consciência que Ele deseja que seus filhos tenham.
     Nossa vida aqui pode ser como a neblina, ou como a erva, mas Deus tem um propósito a ser cumprido através de nós. Como filhos de Deus, servos e  discípulos de Jesus, precisamos verdadeiramente buscar a vontade do Senhor. Buscar Sua vontade a cada passo e em cada um de nossos projetos e sonhos nos permitirá viver o propósito maior que Ele tem para nosas vidas.
    Jesus buscava em todo tempo a vontade do Pai. Foi crucificado ainda jovem, aos 33 anos, mas viveu cada dia na Terra segundo a agenda e direção do Espírito Santo. Cumprindo assim, em tão pouco tempo, todo o propósito glorioso para Ele aqui estabelecido pelo Senhor. 
              

2 comentários:

  1. otima postagem!
    que o SENHOR te abençoe muito!
    abraço!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse artigo, as pessoas querem e correm atrás de uma felicidade que o mundo não pode dar.
    "O diabo raramente criou algo mais perspicaz do que sugerir à igreja que sua missão consiste em prover entretenimento para as pessoas, tendo em vista ganhá-las para Cristo".
    Charles H. Spurgeon.
    Em Cristo,
    Iveraldo Pereira.

    ResponderExcluir